terça-feira, 21 de julho de 2009

Primeiro voo da Sete de Goiânia (SBGO ) para Brasília (SBBR) na nova aquisição da Sete!





Este voo já ocorreu no sentido inverso (BSB > GYN), mas de Goiânia para Brasília foi o primeiro e tive a honra de voar nele na nova aeronave LET 410 (bi-turboélice para 19 passageiros), a qual substituiu os monotores Cessna Caravan na mesma rota. O voo ocorreu exatamente no dia 20 de julho de 2009, saindo pontualmente de Goiânia às 09:15 e chegando em Brasília pontualmente às 10:05. Antes da decolagem o comandante, extremamente cortês, cumprimentou calorosamente os passageiros e explicou que era o primeiro voo no LET no sentido Goiânia > Brasília. Pelo tamanho da aeronave, em comparação com os enormes Boeings e Airbus, o nível de turbulência foi praticamente zero e o conforto bastante aceitável para uma viagem curta, inclusive pelo baixo preço (exatos R$ 77,00 + taxa de embarque) em contraposição aos mais de R$ 150,00 praticados por companhias que usam jato puro, que mesmo assim só se consegue esse valor com muita sorte ou quando o bilhete é comprado com muita antecedência. Mas voltando ao voo, contei 9 passageiros a bordo, já superando a lotação máxima do antigo Caravan (apenas 9 passageiros). Fiz uma viagem de ida e volta, no mesmo dia. A viagem da volta teve atraso de uma hora, graças ao tráfego congestionado do aeroporto de Brasília - era para sair às 18:30, mas acabou saindo às 19:30; e não foi apenas nosso voo que atrasou: vários outros, de grandes companhias inclusive atrasaram, e até mais que o nosso. Eram 13 passageiros + 100 kg de bagagem, segundo ouvi a fonia a fim de distribuírem o CG (centro de gravidade da aeronave). O comandante (o mesmo da ida) foi novamente muito cortês com os passageiros e até bem-humorado, dizendo que agora o atraso só dependeria do tempo (condições de tráfego em terra) que demoraríamos para chegar à cabeceria (11R, embora ele não tenha mencionado, mas que já tenho certa familiaridade graças às minhas "aventuras" no MS Flight Simulator). Contei 12 minutos de taxiamento desde o acionamento dos motores até o início da decolagem. Resumindo, é um voo que certamente vale muito à pena, tanto pelo preço, atendimento e muito maior sensação de se "estar voando" que um LET proporciona, além da incrível visibilidade: ver Brasília à noite lá do alto é um espetáculo imperdível.

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